Estes são os dois "kanjis" que formam o sobrenome de minha família: "Yoshinaga".
Este sobrenome pode ser escrito de várias maneiras, com "kanjis" diferentes, diferenciando uma família de outra. Portanto, nem todas as pessoas que tem este sobrenome são parentes. Somente são parentes aqueles que tem o sobrenome escrito com os mesmos "kanjis". Consequentemente, o significado do sobrenome "Yoshinaga" varia de uma família para outra.
No caso de minha família, o significado não poderia ser mais bonito e significativo: "O Bem Eterno".
Tenho muito orgulho de carregar este sobrenome, principalmente devido ao seu significado, e como acredito na energia dos nomes com que somos batizados, acho que isso explica, em grande parte, a história de vida de todos os membros da família que receberam o sobrenome Yoshinaga.
Uma das características mais marcantes da família é a Bondade (eis o peso do sobrenome). As pessoas de minha família nunca carregaram preconceitos raciais, étnicos ou religiosos. Para muitas famílias de imigrantes japoneses um grande problema era, por exemplo, o casamento inter-racial. Na minha família, isso nunca foi um problema e desde a geração de meus avós (imigrantes japoneses), o casamento inter-racial era encarado com naturalidade.
A Bondade, nada mais é, que a prática do Bem, e creio que esta atitude é um dos "karmas" de toda a família, é um objetivo a ser alcançado.
O sobrenome Yoshinaga (O Bem Eterno) tem um profundo sentido filosófico e religioso, porém o fato mais intrigante é que meu avô Kyugo era totalmente ateu e seus filhos, se não eram ateus, eram céticos. A religiosidade nunca esteve presente em nossa família e isso influenciou fortemente a história de vida de todos os nossos familiares.
O resgate da "Fé" foi a mola mestra que guiou o destino da família Yoshinaga, e foram necessárias 3 gerações para que isso começasse a acontecer. Esta história, muito rica e interessante, vou detalhar em outro texto.
"Não há Bem Eterno sem a Fé e para fazer valer o nome Yoshinaga, é necessário resgatar esta Fé, levá-la até o fundo de nossas almas, a fim de que ela esteja sempre presente em nossa vida cotidiana." (a todos os "Yoshinagas")