sábado, 20 de fevereiro de 2010

"Yoshinaga" ou "O Bem Eterno"

Estes são os dois "kanjis" que formam o sobrenome de minha família: "Yoshinaga".
Este sobrenome pode ser escrito de várias maneiras, com "kanjis" diferentes, diferenciando uma família de outra. Portanto, nem todas as pessoas que tem este sobrenome são parentes. Somente são parentes aqueles que tem o sobrenome escrito com os mesmos "kanjis". Consequentemente, o significado do sobrenome "Yoshinaga" varia de uma família para outra.
No caso de minha família, o significado não poderia ser mais bonito e significativo: "O Bem Eterno".
Tenho muito orgulho de carregar este sobrenome, principalmente devido ao seu significado, e como acredito na energia dos nomes com que somos batizados, acho que isso explica, em grande parte, a história de vida de todos os membros da família que receberam o sobrenome Yoshinaga.
Uma das características mais marcantes da família é a Bondade (eis o peso do sobrenome). As pessoas de minha família nunca carregaram preconceitos raciais, étnicos ou religiosos. Para muitas famílias de imigrantes japoneses um grande problema era, por exemplo, o casamento inter-racial. Na minha família, isso nunca foi um problema e desde a geração de meus avós (imigrantes japoneses), o casamento inter-racial era encarado com naturalidade.
A Bondade, nada mais é, que a prática do Bem, e creio que esta atitude é um dos "karmas" de toda a família, é um objetivo a ser alcançado.
O sobrenome Yoshinaga (O Bem Eterno) tem um profundo sentido filosófico e religioso, porém o fato mais intrigante é que meu avô Kyugo era totalmente ateu e seus filhos, se não eram ateus, eram céticos. A religiosidade nunca esteve presente em nossa família e isso influenciou fortemente a história de vida de todos os nossos familiares.
O resgate da "Fé" foi a mola mestra que guiou o destino da família Yoshinaga, e foram necessárias 3 gerações para que isso começasse a acontecer. Esta história, muito rica e interessante, vou detalhar em outro texto.
"Não há Bem Eterno sem a Fé e para fazer valer o nome Yoshinaga, é necessário resgatar esta Fé, levá-la até o fundo de nossas almas, a fim de que ela esteja sempre presente em nossa vida cotidiana." (a todos os "Yoshinagas")

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Minha Família - Família Yoshinaga

A história da Família Yoshinaga no Brasil começa em maio de 1913, com a chegada de meu avô, Kyugo Yoshinaga (foto) ao Porto de Santos no navio Wakasa Maru, com 14 anos de idade e acompanhado dos seus tios. Na verdade, a vinda dele como imigrante não foi por necessidades econômicas, já que ele era de uma família bem situada no Japão, dona de uma empresa no setor alimentício. Como ele era o filho mais velho e iria assumir a administração da empresa, seu pai o mandou para o Brasil para trabalhar nas lavouras de café, a fim de adquirir experiência e dar valor ao esforço e trabalho. Ele iria ficar 5 anos no Brasil e retornar ao Japão para assumir então, os negócios da família.
Muito revoltado, pois ele achava que não precisava disso, chegou a estas terras tupiniquins e foi encaminhado para a Fazenda Guatapará, na região de Ribeirão Preto. Ele contava os dias para seu retorno, pois ao contrário da maioria dos imigrantes, tinha prazo para retornar e não necessitava juntar dinheiro para isso.
Porém, o destino começou a mostrar sua força e durante este tempo de 5 anos, seu pai e sua mãe faleceram repentinamente no Japão. Chocado com a notícia, ele percebeu que nada mais tinha a fazer no Japão e resolveu construir uma nova vida no Brasil.
Sozinho, pois havia brigado com os tios que vieram com ele ao Brasil, ele perambulou pelo interior de São Paulo até encontrar com a Família Imai, que estava no Brasil, com a matriarca "Ei Imai" e sete filhos, sendo 5 homens e 2 moças. Uma dessas moças, Aiko acabou se tornando sua esposa, apesar da diferença de idade de quase 10 anos. Minha avó Aiko casou-se com apenas 15 anos de idade e juntos formariam o núcleo principal da família Yoshinaga. Entrando para o clã dos Imai, família que se destacaria por empreender vários negócios, Kyugo Yoshinaga se tornaria comerciante e mais tarde industrial. A Família Imai, já na década de 50, possuia um indústria de porcelana em Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, cuja sede ainda existe , quase no centro da cidade.
Mas isso já é uma outra história.
O que quero registrar aqui, é o início da história da minha família no Brasil, que em 2013 vai completar um século. Uma data para comemorar, sem dúvida !!!

O Big Bang


Hoje, dia 10 de fevereiro de 2010, às 23:45 hs, está nascendo o meu Blog.
É o "Big Bang" do Universo do Beto, que surge como um ponto perdido no meio deste Universo do mundo virtual e que vai crescer e se expandir
Como em nosso Universo, vão surgir estrelas, que transmitirão luz em forma de idéias e pensamentos. Essas estrelas vão se reunir em galáxias, que são uma compilação dessas idéias e pensamentos.
Este é o meu Universo. Muitas experiências de vida, algumas dolorosas e desgastantes, outras felizes, outras desconcertantes. Enfim a vida como ela é, cheia de percalços, mas também rica em aprendizado.
Não poderia deixar de citar aqui, a Força Maior que nos faz viver e lutar em nossa vida. É a presença de Deus, sempre nos guiando e nos ensinando, como um Pai faz com seu filho. Ainda vou falar muito desta presença e de todos os sinais tangíveis que Ele nos manda. Basta saber enxergá-los e interpretá-los.
Enfim, a hora agora é de comemoração para mim, pois nasceu o blog "Universo do Beto".
É o meu "BIG BANG" !!!