segunda-feira, 8 de março de 2010

A Arrogância

Um dos piores, senão o pior, sentimento que o ser humano pode ter é a "arrogância". É muito difícil suportar uma pessoa arrogante ao seu lado e nas minhas experiências de vida, muitas pessoas arrogantes cruzaram o meu caminho. Foi difícil suportá-las, mas essas pessoas trouxeram uma preciosa lição de vida, pois pude entender este sentimento com mais profundidade e minhas conclusões, eu exponho neste texto.
Em primeiro lugar, notei que todos os arrogantes são, na verdade, extremamente inseguros, seja do ponto de vista psicológico, profissional ou sentimental. Eles usam a arrogância como uma carapaça para se proteger das pessoas e do mundo. É uma espécie de "chega pra lá", pois "eu sou mais eu". Nada mais falso !
Os arrogantes não suportam uma conversa ou uma discussão e não aceitam críticas, pois se acham donos da verdade, mas o que realmente acontece é que, em geral, eles usam este sentimento para esconder sua incompetência, suas inabilidades e sua falta de inteligência. Numa conversa ou numa discussão sobre determinado assunto, eles logo perdem o poder de argumentação e então se tornam agressivos. Eis aqui mais uma característica dos arrogantes. A agressividade, muitas vezes, torna-se o seu único argumento.
Quando confrontado com uma pessoa mais inteligente, mais competente ou mais carismática, o arrogante se sente ainda mais ameaçado e se torna muito agressivo. É como um bicho que quer marcar sua posição perante outro, e primeiramente, o arrogante tenta, de todas as maneiras, baixar a auto-estima de seu interlocutor. Não conseguindo, ele parte para ofensas pessoais, de início tímidas e quase imperceptíveis e depois mais claras e evidentes. Por fim, ele tenta "destruí-lo", ou seja, atingí-lo de alguma maneira na área profissional, sentimental ou financeira.
Percebe-se, então, que a arrogância é um sentimento extremamente destrutivo.
O arrogante só não percebe que, imbuído deste sentimento destrutivo, ele atrai a destruição para sua própria vida. É a famosa lei da "ação e reação". O Universo reage sempre, pois a arrogância é o sentimento mais contrário ao seu próprio equilíbrio.
Em minhas experiências de vida, como já disse, muitos arrogantes cruzaram o meu caminho, e pude acompanhar a história de vida de todos eles durante um certo tempo. Vi a vida deles ficarem completamente destruídas, do ponto de vista moral, financeiro e psicológico. Esses arrogantes tiveram que enfrentar a decadência financeira, tragédias familiares, doenças e depois de algum tempo, todos estavam prostrados, acabados e envelhecidos.
Creio que isto acontece, para que eles aprendam que não tem tanto poder como imaginam e por isso o Universo lhes traz profundas lições de humildade.
Os arrogantes, assim, aprendem a encarar suas próprias fraquezas, incompetências e inabilidades. Aprendem a respeitar aqueles que são mais hábeis, competentes, fortes e inteligentes. Aprendem a perceber que essas pessoas não são uma ameaça e sim um modelo a seguir. Eis aí o ponto inicial para uma nova vida, de crescimento, aprendizado, realização, e sobretudo respeito.
Enfim, o Universo nos proveu de um santo remédio para a arrogância e ele está à disposição de todos: a humildade.
Humildes, temos respeito pelas pessoas, pela vida e pelo Universo.
Humildes, somos fortes e não nos sentimos ameaçados.
Humildes, estamos dentro da ordem geral deste imenso Universo que nos cerca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário