O que é o tempo ?
Alguns dizem que é uma forma de medir o intervalo entre ciclos consecutivos. Uns dizem que é a mais pura ilusão e que o tempo não existe de fato. Mas o tempo está aí, pode ser medido e nós o sentimos, literalmente, na pele.
Einstein fala em espaço-tempo e que ele é elástico, ou seja pode ter sua forma alterada pela gravidade. Segundo Einstein, o espaço e o tempo são tão mais encurvados, quanto maior for a força da gravidade que atua sobre eles.
Fica claro, que o tempo não é absoluto.
Ultimamente, todos nós temos sentido que o tempo está passando mais rápido. Muitos atribuem isso a causas psicológicas, pois vivemos uma vida atribulada, cheia de compromissos e correria. Segundo pesquisas, os mais idosos são os que mais tem a sensação de maior velocidade da passagem do tempo. Isto fica claro, porque os idosos tem uma referência anterior nas suas próprias vidas. Segundo as mesmas pesquisas, essa sensação é menos visível nos mais jovens, o que confirma a conclusão exposta.
Na minha opinião, o tempo está realmente passando mais rápido e não atribuo isso a causas psicológicas. Para mim, algum fenômeno, não conhecido pela ciência, está acelerando a passagem do tempo em nosso Universo e sentimos isso intuitivamente. Não é possível medir essa aceleração, já que estamos dentro da dimensão onde este fenômeno ocorre. Somente alguém, que esteja fora de nossa dimensão "espaço-tempo", poderia medir esta passagem mais rápida do tempo.
Creio mesmo, que a recente descoberta dos cientistas, de que o Universo está se expandindo de forma cada vez mais acelerada, embute uma ilusão gigantesca. O tempo, correndo mais aceleradamente, dá a impressão de velocidades maiores de expansão. Portanto, não é a velocidade de expansão do Universo que está aumentando, e sim, o tempo é que está passando mais depressa, dando esta impressão. É uma ilusão semelhante, ao que temos aqui na Terra, de que o Céu se move, enquanto estamos estáticos na superfície terrestre.
O tempo, como o sentimos, é unidimensional. Podemos representá-lo como uma linha, onde determinado ponto desta linha é o momento presente, e tudo o que estiver para trás deste ponto é passado e tudo o que estiver para a frente, é futuro. Mas talvez o tempo não seja unidimensional. Se ele for bidimensional, a representação geométrica do tempo seria um plano, e o mais incrível, é que não haveria passado, nem futuro dentro desse tempo bidimensional, apenas o momento presente.
Vamos supor que o tempo seja unidimensional, que é como o sentimos. Isso nos traz conclusões não muito confortáveis, pois assim sendo, o presente, o passado e o futuro coexistem, ao contrário do que nossos sentidos nos dizem. E a conclusão mais desconfortável é de que o futuro já existe e é único. Não existem vários futuros possíveis dentro de um tempo unidimensional.
Aí, entramos em uma questão puramente filosófica, pois se o futuro é único e já existe, então chega-se à conclusão de que o Destino realmente existe e de que não temos o poder de alterá-lo. Ou seja, somos prisioneiros de nossos destinos.
O filme "Matrix", exibido há alguns anos, mostra claramente esta questão. Em nossa dimensão, somos prisioneiros do tempo e o livre arbítrio é, talvez, a maior de nossas ilusões.
Outro fato que mostra isso é a premonição. Muitos não acreditam em premonições, mas já tive provas de que elas realmente existem. Ora, a premonição só pode existir com um tempo unidimensional, onde o futuro já esteja escrito, pois ela não seria possível num mundo com milhões de futuros possíveis.
A aceleração da passagem do tempo, na minha opinião, indica profundas mudanças no Universo e é o prenúncio de uma Nova Era (a famosa Era de Aquarius ou então o Apocalipse). O tempo, cada vez mais acelerado, vai causar profundas mudanças no mundo em que vivemos e, um dia, quando esta velocidade atingir um valor gigantesco ou mesmo infinito, uma nova dimensão espacial surgirá aos nossos olhos (a 4ª dimensão espacial) e provavelmente viveremos num mundo onde só existirá o tempo presente, sem passado nem futuro e aí, o Destino desaparecerá, e nos tornaremos completamente livres.
"O Universo esconde muitos mistérios ainda não decifrados, e só o Tempo nos dará as respostas."
o tempo, na verdade é uma consideração, creio, pois a final se o tempo passar cada vez mais rápido tudo o acompanharia e, assim continuaríamos acompanhando o tempo como é agora e sempre foi.
ResponderExcluiro fato de os mais velhos sentirem o tempo mais intensamente deve-se, creio, ao fato de que quanto mais adquirimos experiências mais pacientes ficamos e, assim vemos mais coisas ocorrendo mais velozmente.